<$BlogMetaData$>

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

20. SUGESTÃO DE FIM-DE-SEMANA



A semana está a terminar e como tem sido habitual, venho deixar-vos a minha sugestão para este fim-de-semana, uma ida ao castelo de Sortelha. Uma vila localizada no interior do nosso país, no distrito da Guarda e concelho do Sabugal.
"Sortelha é uma freguesia portuguesa do concelho do Sabugal, com 43,27 km² de área e 579 habitantes (2001). Densidade: 13,4 hab/km².


Fonte: Pelourinho de Sortelha


O Castelo de Sortelha localiza-se sobre um maciço granítico em posição dominante sobre o vale de Riba-Côa, na vila de Sortelha, Concelho de Sabugal, Distrito da Guarda, em Portugal.



Fonte: Castelo de Sortelha


História

A ocupação humana do local remonta à pré-história, provavelmente por um castro neolítico. Pela sua posição estratégica, teria sido sucessivamente ocupado por romanos, visigodos e muçulmanos.

À época da Reconquista cristã da península Ibérica, constituiu-se em defesa da região fronteiriça, disputada entre Portugal e Castela. A partir de 1187, D. Sancho I (1185-1211) tomou medidas para repovoar o lugar, e foi o seu neto homónimo, D. Sancho II que concedeu foral à Vila (1228), época provável da edificação do castelo. As muralhas da Vila seriam beneficiadas por D. Dinis no século XIII que, a partir da assinatura do Tratado de Alcanises (1297), fixou as fronteiras para além das terras de Riba-Côa. No século seguinte, foi erguida uma nova cerca por iniciativa de D. Fernando.

No século XV sabe-se que o alcaide do castelo era Manuel Sardinha, sucedendo-lhe Pêro Zuzarte.

Em 1510, D. Manuel I (1495-1521) renovou o foral da Vila, mencionando que os seus habitantes não estavam obrigados a dar hospedaria aos grandes e pequenos do reino, se essa fosse a vontade do povo de Sortelha. Esse soberano também iniciou uma campanha de obras no castelo, dentre as quais subsiste a emblemática manuelina sobre a porta. Em 1522 Garcia Zuzarte tornou-se alcaide-mor. Nesse século ainda, o nobre D. Luís da Silveira, guarda-mor de D. Manuel I e de D. João III (1521-1557), adquiriu o castelo, tornando-se seu alcaide, conferindo-lhe D. João III o título de Conde de Sortelha.

Com a Restauração da independência, após 1640, foi iniciada a adaptação da estrutura defensiva às novas técnicas militares, adaptando-a ao fogo da artilharia. Nesta fase, o Castelo esteve envolvido em diversas operações militares contra forças de Castela em acção na fronteira, o mesmo se repetindo no século XVIII contra o mesmo inimigo e, posteriormente, no início do século XIX, no contexto da Guerra Peninsular, contra as forças francesas de Napoleão.
Desguarnecido posteriormente, quando a sede do Conselho foi extinta em 1855 tanto a vila quanto o seu castelo entraram em processo de decadência.

No século XX, o monumento sofreu intervenções de conservação e restauro.

Características

Castelo de Sortelha, Portugal:vista geral.As muralhas da vila apresentam planta orgânica, no formato elíptico, adaptado ao perfil da formação granítica sobre as quais se erguem. O portão principal, em arco ogival, abre-se no pano pelo lado leste. Transposto este, abre-se o chamado largo do Curro, um terreiro em torno do qual se dispõe a malha urbana da vila medieval, acompanhando as curvas de nível do perfil topográfico da escarpa. Em torno do largo do Pelourinho, erguem-se a antiga Domus Municipalis e o pelourinho do século XVI.


Na cota mais alta, ergue-se o castelo, ao qual se acede por uma escadaria. O seu portão de armas é encimado por arco de volta perfeito, encimado pelo brasão de armas do rei D. Manuel I. Mais acima do portão, um balcão defensivo misulado, com mata-cães, é conhecido no local como varanda de Pilatos. Ultrapassando-se o portão do castelo, adentra-se na praça de armas, no interior da qual se situa a cisterna de planta quadrangular e, na parte mais elevada, se ergue a torre de menagem.

As muralhas são percorridas ao alto por um adarve defendido por seteiras de cruzeta. No lado oeste destas muralhas, rasga-se a Porta do Poente, onde se encontram gravadas, no exterior, as medidas de comprimento utilizadas em tempos medievais no Conselho: o côvado e a vara, testemunhos da importância comercial da feira de Sortelha.

Ao norte do castelo ergue-se a chamada Torre do Facho, onde foi erguido um marco geodésico, assinalando o ponto mais elevado da área, com a cota de 773 metros acima do nível do mar."

Texto retirado da Wikipedia

Deixem-me também as vossas sugestões, é sempre bom conhecer novos locais do nosso lindo Portugal. Como se costuma dizer: "Vá para fora, cá dentro..."



Sugestões de blogs a visitar:
-
Cantinho do Poeta
- Cultura y Libertad
- Na Escuridão da Noite

Etiquetas:

"DOMINUS VOBISCUM"
    Publicado por Pedro Nobre ás 23:59   8 REFLEXUS

8 Comments:

At sábado, fevereiro 04, 2006 2:37:00 da tarde, Blogger Miguel said...

Então, um BOM FDS!

Bjks da Matilde

PS: Descobrindo Portugal!?

 
At sábado, fevereiro 04, 2006 3:01:00 da tarde, Blogger Cristina said...

Não conhecia, obrigada por compartilhares connosco
:)
beijinhuu e um bom fim de semana
;)

 
At sábado, fevereiro 04, 2006 8:45:00 da tarde, Blogger Su said...

boa sugestão
bela informação, gostei de ler
jocas maradas

 
At domingo, fevereiro 05, 2006 5:45:00 da manhã, Blogger Freyja said...

hermoso lugar, llamas al mundo a conocer bellos y magicos espacios que la geografia del mundo regala

UN ABRAZO Y UN FELIZ CUMPLEAÑOS
QUE SEA UN BELLO CUMPLEAÑOS Y TODOS TUS SUEÑOS SE CUMPLAN.
PARA TI LINDO AMIGO MI ABRAZO GRANDE Y QUE LA VIDA TE SONRIA EN TODO

te dejo cariños y que hoy sea un dia muy lindo y los dias que vengan te envuelvan solo en amor
un abrazo desde el ultimo lugar del mundo

besos y sueños

 
At domingo, fevereiro 05, 2006 2:52:00 da tarde, Blogger Rui deOliveira said...

Sortelha é bonito. A minha família é da Guarda e já conheço, concordo com o Pedro... é um local a visitar!

Bom restinho de fim-de-semana!

 
At domingo, fevereiro 05, 2006 9:20:00 da tarde, Blogger palavras que escrevo said...

Já conheço, mas fiquei encantado com o que li, nao conhecia a sua história assim tão promonorizado

mas é realmente um encanto, tens razão Pedro em aconcelhar

beijinhos muitos para ti

lena

 
At domingo, fevereiro 05, 2006 10:23:00 da tarde, Blogger Paulo Silva said...

Uma boa sugestão mas para quem não trabalha ao fim de semana.......

 
At quarta-feira, fevereiro 08, 2006 3:37:00 da tarde, Anonymous Ricardo Senna Guimarães said...

Ótima indicação. Aproveito para fazer turismo por meio do seu blog nesse país tão belo que é Portugal, nossa pátria irmã. Ah, e parabéns pela qualidade do seu blog e pelo seu aniversário!

 

Enviar um comentário

<< Home